Rumos da Educação Teológica

“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.”

Albert Einstein

Neste último sábado dia 01.06 tivemos um encontro mais do que especial na nossa unidade em Mogi Guaçu-SP.

O Doutor Sidney Sanches e sua esposa Regina Sanches, mais o Mestre João César do Prado nos deram a honra da sua presença para juntos desenvolvermos uma conversa a respeito dos “Rumos da Educação Teológica”.

O Prof Sidney leciona teologia a mais 30 anos em diversos seminários e nos últimos 10 trabalha como criador de conteúdos( escrito e gravado) para inúmeras faculdades que estão transformando seus cursos presenciais em formato EAD.

Ele disse que ficou surpreso com a nossa estrutura físico- tecnológica e com o potencial que temos para atender os ministérios eclesiásticas dessa região do interior de São Paulo.

Juntamente com a sua esposa possuem uma editora que produz material teológico de alto nível além de serem oficialmente coordenadores do M.E.C como avaliadores no processo de credenciamento das instituições. Em uma de suas falas Regina enfatiza:

“Mesmo que futuramente vocês amadureçam a ideia de se organizarem como faculdade buscando o credenciamento do MEC não desfaçam o curso com ênfase na formação de ministros. Fizemos a transição de vários seminários e alguns anos depois a experiência de ter somente cursos de ênfase em teologia, sem ênfase propriamente ministerial, não foi muito boa. Por isso recomendo que mantenha as duas opções simultâneas“.

O Professor também elogiou nossa estrutura de Ambiente Virtual por onde coordenamos todos nossos alunos EAD(Introdução e Bacharel) e disse que esse é um “caminho sem volta”. A digitalização dos conteúdos e a produção do mesmo em vídeos é uma tendência de todos os ramos educacionais, e a teologia não vai ficar fora desta.

Também conversamos muito com o Prof César que compartilhou conosco sua experiência de mais de 20 anos lecionado teologia. Ele nos informou sobre um caso triste que ocorreu em Americana-SP onde uma respeitada faculdade teológica havia alguns anos fechado a possibilidade de um diálogo interdenominacional. Com isso, agora a instituição corre sérios riscos de manter a sua existência.

Enfim, uma conversa aberta entre professores batistas e pentecostais buscando juntos soluções administrativas e educacionais para o futuro da teologia ministrada em seminários.

É o SETEPEB acreditando que as estrelas não estão mortas só porque o céu está nublado.

É justamente em momentos de crise que são lapidados os pontos a melhorar e abandonados as práticas obsoletas. Que o essencial se mantém e o acidental dá espaço a novas formas de atualizações.

Vamos juntos, diretoria, professores, colaboradores, alunos e amigos construir um seminário a cada dia mais relevante e eficiente para o Reino de Deus. Vamos juntos abençoar nossa Igreja locais através da capacitação de seus ministros vocacionados.

Sucesso em Cristo Jesus!

 

Calendário

Confira nossos próximos eventos